quinta-feira, 6 de setembro de 2007

NEWSEGURANÇA


Pelotão de Operações Especiais comemora 43 anos








A tropa de elite da Brigada Militar (BM) comemorou no dia 1º de setembro 43 anos. Trata-se do Pelotão de Operações Especiais (POE), criado em 1964. Ele é composto por 408 integrantes divididos em: 1ª Cia de Operações Especiais, que abrange o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Canil e Batedores Motociclistas; 2ª e 3ª Cia de Operações Especiais e 4ª Cia de Patrulhas Especiais de Segurança (Patres). Este grupo diferenciado de brigadianos recebe treinamento específico para atuar em situações adversas como: violência em estádios de futebol, captura de criminosos perigosos e atividades de risco. Seu atual comandante é tenente-coronel Jones Calixtrato Barreto dos Santos.
Para comemorar o aniversário da unidade foi realizada uma formatura geral alusiva à data no dia 31 de agosto. Nela estiveram presentes atuais e ex-integrantes da tropa. Como eles costumam dizer em seu hino “Sou feliz por usar esta farda e me orgulho do meu batalhão”. O comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Aurélio Ferreira Rodrigues – que já esteve à frente do BOE– saudou seus colegas de farda. “Guerreiros e guerreiras não devem temer o choque, pois grandes realizações são fruto de grandes sacrifícios”, discursou.
O tenente-coronel Jones destacou a importância histórica dos ex-integrantes. “Ao longo dos anos, inúmeros feitos foram realizados com dedicação, entusiasmo e coragem. Todos inspirados nos policiais que aqui serviram”, destacou. Representantes de torcidas organizadas da dupla Grenal presentearam a unidade com camisetas oficiais dos times. Na ocasião foi inaugurado um memorial onde estão alguns equipamentos utilizador ao longo da existência do BOE.