sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Aula n° 7- 13 de setembro de 2007 Parte 5



Web Aula

O texto jornalístico na rede
(Com o apoio do livro "O texto jornalístico na rede", de Luciano Miranda)
Colaboração de Pietro Marques

Os jornalistas e, especialmente, os estudantes de jornalismo não devem se descuidar jamais. Um primeiro ponto refere-se à pauta. Assim como o site exige planejamento, a boa matéria jornalística também. Essa é a função da pauta. Deve-se ter sempre uma hipótese, como ponto de partida para a matéria, a ser confirmada ou refutada; uma questão principal a ser respondida, um planejamento relacionado ao hipertexto e à navegação e um roteiro de perguntas essenciais a que o texto deve responder. Levando-se em conta a possibilidade de contextualização ou relação com outras matérias (a internet é um grande repositório de dados que devem ser aproveitados).A escolha criteriosa das fontes. O leitor comum prefere ler ou pesquisar textos cuja estrutura, em ordem de preferência, são:
1) blocos;
2) pirâmide invertida;
3) narrativa.
O texto no jornalismo on-line é conciso, curto e objetivo. As declarações devem ser curtas. Por causa do respeito à objetividade, evitam-se os clichês ou metáforas elaboradas (que dificultam o entendimento do leitor). Evita-se, ainda, o texto maior que o espaço da tela do computador. A gramática deve-se seguir a regra geral, evitando sentenças fragmentadas em que falte sujeito ou verbo, exceto nos títulos ou nas legendas. Lead ou lide: deve-ser privilegiar o noticioso; manchete: não escrever em maiúscula ou itálico, pois denota exagero. No jornalismo on-line, trabalha-se com a perspectiva da atualização permanente durante as vinte quatro horas do dia. Há outras formas de interação e de diálogos com os leitores, como os fóruns e as enquetes. Esse dinamismo interativo propiciado pelo jornalismo on-line faz atentar justamente para uma das características centrais da atividade na internet, a saber: ser dinâmica.