sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Aula n° 7- 13 de setembro de 2007 Parte 2


Web Aula

Natureza do texto jornalístico digital
(Com o apoio do capítulo15 - Natureza do texto jornalístico digital, do livro "Jornalismo na Internet, de José Benedito Pinho.)


Ao longo do tempo várias mídias foram surgindo: rádio, cinema e TV. Cada qual há seu tempo e cada uma reproduzindo seu antecessor. Tanto é assim que a internet usa recursos audiovisuais. Os conteúdos existentes na Web são classificados por Ward (2002: 192) em quatro tipos principais. São eles:
- Estático (qualquer informação que não está sujeita a mudança ou que sofra mudança esporádica e eventual. Por exemplo, o expediente do Webjornal).
– Dinâmico (encontrado nas seções de últimas notícias e atualizado constantemente).
– Funcional (dado por menus e barras de navegação. Sites geralmente oferecem uma lista de manchetes para facilitar o acesso).
– Interativo (estimulam a interação com o usuário. Como exemplo os formulários de cadastro de usuário e fóruns).
O texto de Web deve ser 50% menor que para o impresso. A Web é a única mídia que se precisa ter cuidado ao redigir já que é diferente das demais. Escreve-se para uma página de Internet que se apresenta como única e separada do site. E se escreve para um espaço flexível que depende da resolução. A informação na Web não é linear, por isto se pode fazer uso da hipermídia (links). No entanto se deve ter cuidado para não colocar links vagos ou imprecisos, pois a conseqüência pode ser a desistência do internauta em ver o site.
Situações a evitar na escolha de colocação de links: Evite usar mais de duas palavras por frase com indicação de vínculo, Evite o Clique Aqui. O link pode trazer auxílios como tamanho de arquivo, tipo de mídia e outros. Os leitores de Web não lêem palavra por palavra fazem uma leitura “scanner”.
Existem quatro tipos de leitura:
- Superficial (leitor move os olhos rapidamente buscando retirar dele o essencial)
- Varrimento (o leitor focaliza rapidamente partes específicas da informação)
- Intensiva (quando o leitor para por julgar que o texto relevante, ele busca informação mais precisa)
-Extensiva (quando leitor imprime o texto para ler por julgá-lo extenso demais para ser lido no monitor).