segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Conteúdo Extra

Treinando para o futuro
As tardes de 5 a 10 de novembro foram muito especiais, pelo menos para mim. Ao longo desta semana participei da Oficina do Correio do Povo de jornalismo impresso. Neste período, vivi o dia-a-dia de uma redação. Escolhi pauta, determinei o roteiro de entrevistas, aprendi com jornalistas da casa como é a rotina (que na verdade não é uma rotina) da profissão e alguns macetes da profissão. Orientados pela instrutora Rosane Frigeri, Editora-chefe de Geral do Correio do Povo, conhecemos todo o processo de produção de um jornal diário.
Para finalizar, ainda conhecemos a oficina onde o jornal é impresso. Conheci bem de perto a rotativa (máquina que imprime os tablóides), igualzinha a do filme "O Jornal" e pude sentir a emoção de chegar bem pertinho e sentir o cheirinho gostoso do jornal "fresquinho saído do forno", como os funcionários dizem.
Além do aprendizado que foi extremamente válido e da contribuição que teve para eu ficar ainda mais apaixonado pela profissão que escolhi tive outra conquista. Ou melhor 13 delas, ganhei novos amigos que com certeza estarão guardados com carinho em minha memória, assim como tudo que ocorreu naquela semana. Se você é assinante do Correio do Povo é só procurar a edição do dia 11 de novembro, Correio da Feira. Lá está minha matéria.