sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Aula n° 3- 16 de agosto de 2007 Parte 2




Web Aula






Pequena história da Internet

(com apoio do livro "Jornalismo Digital" de Pollyana Ferrari)




Segundo pesquisa da Yankee Group, o número de usuários brasileiros de internet triplicou, desde 2001. A internet foi criada em 1969 com a Arpanet (Agência de Pesquisa e Projetos Avançados), por uma organização do Departamento de Defesa dos Estados Unidos com foco na pesquisa de informações para o serviço militar. Denominada Arpanet, esta rede nacional de computadores servia para garantir comunicação emergencial caso os norte americanos fossem atacados por outros país - principalmente a União Soviética.
A partir daí novas redes omeçaram a surgir, como a Bitnet (Because It's Time Network) e a CSNET (Computer Science Network - Rede de Ciência da Computação). Em 1986, a National Science Foundation (NSF - Fundação Nacional de Ciência) deu significativa contribuição para a expansão da Internet, ao desenvolver uma rede que conectava pesquisadores de todo o país por meio de grandes centros de informática e computadores. Ela recebeu o nome de NSFNET. Essas redes trafegavam. em seu backbone, dados via computadores, voz (telefonia convecional), fibras ópticas, microondas e links de satélites. A NSFNET continuou se expandindo e, no começo da década de 1990, eram mais de 80 países interligados.
O cenário do final da década de 80 era de muitos computadores conectados, mas principalmente computadores acadêmicos instalados em laboratórios e centros de pesquisa. Foi quando Tim Berners Lee, juntamente com um grupo de pesquisadores inventou a World Wide Web (WWW) e escreveu o Enquire, programa que organizava informações, inclusive as que continham links. Ele recebeu em 1992, convite do designer pesquisador Jean François Groff, para ser o primeiro aluno do projeto InfoDesign, que implementou significativas inovações de design, arquitetura e protocolos. Groff teve importante contribuição na versão originalda WWW, além de ter trabalhado para a nova configuração gráfica que a internet estava adquirindo.
Em 1993, era a interface essencial para o ambiente gráfico: estável, fácil de instalar e de trabalhar com imagens simples em formato gráfico bitmap. Três anos depois, já existiam 56 milhões de usuários no mundo. O número de computadores conectados ao redor do mundo pulou de 1,7 milhão em 1993 para vinte milhões em 1997. Os sites de busca também se interessaram em aprimorar o ambiente gráfico e começaram a pesquisar, junto com a academia, melhores interfaces para suas páginas. Outros sites de busca passaram recursos para manter os usuários em suas páginas, em vez de encaminhá-los para a dispersão da grande rede.